MPE Pernambuco 2018

De: R$ 2.110,00
Por: R$ 1.600,00

Este pacote é exclusivo para este concurso

Organizamos um pacote de aulas, em textos dinâmicos e vídeo-aulas (aulas expositivas + vídeos de correção de questões de bancas diversas), direcionadas aos conteúdos exigidos pela Advocacia Geral da União (AGU) para Comunicação Social - Jornalismo.

Nossa proposta é cobrir os seguintes itens do edital:

1. Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas

Este tópico do edital será tratado nas seguintes aulas do Radix:

Fundamentos e Conceitos da Comunicação
Mass Communication Research
Escola de Frankfurt I
Escola de Frankfurt II 
Estudos Culturais
Teóricos Franceses e Italianos
Teoria das Mediações
Teorias da Notícia e do Jornalismo


2. Papel social da comunicação. Ética. Código de Ética do Jornalista. Legislação em comunicação social: Constituição da República, (...). Leis que regem a imprensa e a profissão de jornalista: direitos e deveres. Políticas da Comunicação: o papel e a responsabilidade social do jornalista e a mediação na sociedade informacional.

Ética Jornalística 1
Ética Jornalísica 2
Legislação Jornalística 1
Legislação Jornalística 2

3. A política noticiosa: os veículos noticiosos e suas diferentes linhas editoriais. Agenda Setting e newsmaking. Os critérios da noticiabilidade e os conceitos de ineditismo, verdade, objetividade, imparcialidade e interesse público na produção jornalística para diferentes meios.

Teorias do Jornalismo

4. A relação entre tecnologia e comunicação social: especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. Evolução tecnológica e seu impacto nas funções jornalísticas, linguagem jornalística / História do jornalismo no Brasil (parte).

Cibercultura
Integração Global, novos meios e teóricos das NTCI
Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação 
Comunicação Online

História do Rádio e do Radiojornalismo

Radiojornalismo - Técnicas, produção, redação e edição
Telejornalismo


5. Conceitos de jornalismo: massificação versus segmentação dos públicos. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.

Opinião Pública

6. Comunicação pública: informação pública e (...).

Comunicação Pública 1
Comunicação Pública 2

7. (...) e relacionamento com a mídia. Comunicação institucional: notas, comunicado, assessoria de imprensa e comunicação, media training, release, press kit e organização de entrevistas coletivas, clipping, monitoramento e análise de notícias, carta.

Assessoria de Imprensa 1
Assessoria de Imprensa 2

8. Redação e edição para diferentes meios: definição, elaboração e análise de matéria, reportagem, entrevista, editorial, artigo, crítica, comentário, coluna, pauta, espelho, roteiro, informativo, titulação e legenda. Especificidades do texto jornalístico para diferentes meios: a estrutura da pirâmide invertida, lead, tipos de lead, sub-lead, corpo e pé de matéria; o hipertexto e a leitura não linear no jornalismo online. Jornal impresso e revista: semelhanças e diferenças estruturais e editoriais. Jornalismo digital: informação online e exclusão digital. O conceito de fluxo de informação. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização no jornalismo para a internet. As características do webjornalismo e interação com o público por meio de redes sociais. (...).

Linguagem jornalística: gêneros jornalísticos no Brasil. Tipos de entrevista: formatação e edição em diferentes veículos.

Natureza da Linguagem Jornalística
Etapas de Produção e Pesquisa Jornalística
Redação Jornalística
Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Online
Mídias Sociais
Planejamento Editorial e Edição Jornalística

IMPORTANTE:  Este conjunto de aulas (materiais de estudo em textos dinâmicos + vídeo-aulas) cobre parcialmente a ementa dos conhecimentos específicos do edital da Advocacia Geral da União (AGU / RJ - Organizadora:  Idecan Concursos) para Comunicação Social - Jornalismo.  

Boa sorte e Sucesso!!!


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