SEDESTMIDH 2018 (IBRAE)

Período de inscrição

22/12/2018 a 24/01/2019

Provas

10/03/2019


Cargo: Comunicação Social - 2 Vagas

Salário Base: R$ 3599,70

REQUISITOS:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no respectivo conselho.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Substituição e conectores. 6. Domínio dos mecanismos de coesão e coerência. 7. Emprego dos sinais de pontuação. 8. Emprego do sinal indicativo de crase. 9. Colocação dos pronomes átonos. 10. Concordância verbal e nominal. 11. Regência verbal e nominal. 12. Sinonímia e antonímia. 13. Denotação e conotação.

1.2. ATUALIDADES: 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais e seus conflitos, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno - RIDE.

1.3. LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e
do Distrito Federal. 2. Da organização do Distrito Federal. 3. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. 4. Dos Servidores Públicos. 5. Da Assistência Social.

1.4. DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Constituição: conceito, classificação e assistência social. 2.
Normas Constitucionais relativas à Administração e aos Servidores Públicos. 3. Direitos e Garantias
Fundamentais. 4. Organização do Estado. 5. Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988
(artigos 5.º ao 15.º).

1.5. DIREITO ADMINISTRATIVO E ASSISTÊNCIA SOCIAL: 1. Administração Pública. 2. Poder
Hierárquico. 3. Ato Administrativo. 4. Servidor Público. 5. Órgãos e Agent
es Públicos. 6. Lei Complementar nº 840/2011 e respectivas atualizações. 7. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 8. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 9. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 10. Serviços de proteção Social Básica. 11. Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 12. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 13. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). 14. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 15. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 16. Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004). 17. Norma Operacional Básica - NOBSUAS. 18. Tipificação Nacional de Serviços socioassistenciais (Resolução 109/2009). 19. Legislação e respectivas atualizações: 1. Lei 11.340/2006. 2. Lei nº 10.741/2003. 3. Decreto 7.053/2009. 4. Lei nº 8069/90. 5. Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994). 6. Lei 8.742/1993

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
I) 1. A natureza semiótica da sociedade humana. 2. Cultura e representações sociais. 3. Relações sociais e comunicação; a natureza social do fenômeno comunicacional 4. Os processos fundamentais da comunicação e a construção social da realidade. 5. Os meios de comunicação nas sociedades de massas. 6. A comunicação no pensamento social: principais correntes sociológicas e antropológicas e políticas. 7. O papel do comunicador na sociedade: a dimensão política do ofício de comunicador. II) 1. Noções básicas e conceitos: moral, decoro, ética e deontologia. 2. Éticas da convicção e da responsabilidade. 3. Ética na comunicação (setores corporativos, patronais e trabalhistas). 4. Ética e utilitarismo. 5. Justificativas éticas. 6. Os códigos de ética no campo da Comunicação. 7. Responsabilidade social e cidadania. 8. Ética e cidadania planetária: antropoética e holoética.III) 1. Noções básicas de epistemologia: o conhecimento, a lógica, o conhecimento científico: objetividade, método, observação, experimentação, leis e teorias. 2. As ciências sociais: a objetividade, o marco teórico, métodos e técnicas de pesquisa. 3. Os campos da comunicação: os marcos teóricos, as técnicas de pesquisa mais utilizadas segundo o campo comunicacional. 4. Aspectos formais do trabalho acadêmico. IV) 1. Abordagem contemporânea das novas tecnologias de comunicação. 2. A digitalização com a base técnica das novas mídias derivadas da convergência da telefonia, da transmissão de dados, do rádio, da televisão e das redes de
computador. 3. A comunicação mediada por computador (CMC) como premissa teórica básica para a
conceituação das novas mídias digitais. 4. A economia política como referencial teórico básico para a apreensão crítica das novas mídias digitais e seus mais recentes desenvolvimentos só
cio-políticos, sócio-econômicos e socioculturais. 5. Internet, World Wide Web, Televisão Digital. V) 1. Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 2. Técnicas de relações públicas. 3. Comunicação dirigida. 4. Públicos de uma instituição. 5. Assessoria de imprensa. 6. Release, press?kit e e organização de entrevistas coletivas. 7. Notas oficiais. 8. Clipping. 9. Marketing institucional. 10. Pesquisas de opinião e de mercado: pesquisas qualitativas e quantitativas, amonstragem, questionários, grupos de discussão, grupos focais. 11. Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. 12 Planejamento de comunicação organizacional.


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