ALEGO 2019 (Próprio Orgão)

Período de inscrição

18/11/2018 a 27/12/2018

Provas

10/01/2019


Cargo: Comunicação Social - 5 Vagas

elaborar e executar programas relacionados aos serviços de comunicação social, instituídos no Poder Legislativo.

Salário Base: R$ 7931,53

REQUISITOS:
formação de nível superior em Comunicação Social ou Jornalismo e Registro Profissional; conhecimento das funções da Assembleia Legislativa; ser aprovado em concurso público.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
1 Língua Portuguesa.
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6
Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial. 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2 Noções de Informática.
1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados ao uso de informática no ambiente de escritório. 2 Aplicativos e uso de ferramentas
na internet e(ou) intranet. 3 Softwares aplicativos do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point e Outlook) e suas funcionalidades. 4 Sistema operacional Windows (Windows 7 ou superior). 5 Navegadores web (Google Chrome e Internet Explorer). 6 Rotinas de backup e prevenção de vírus. 7 Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos. 8 Computação nas nuvens: acesso a distância e transferência de informação. 9 Aplicações e aplicativos em dispositivos móveis.

3 Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás.
1 Formação econômica de Goiás. 1.1 A mineração no século XVIII. 1.2 A agropecuária nos séculos XIX e XX. 1.3 A estrada de ferro e a modernização da economia goiana. 1.4 As transformações econômicas com a construção de Goiânia e de Brasília: industrialização, infraestrutura e planejamento. 2 Aspectos da história política de Goiás. 2.1 A independência em Goiás. 2.2 O Coronelismo na República Velha. 2.3 As oligarquias. 2.4 A Revolução de 1930. 2.5 A administração política, de 1930 até os dias atuais. 3 Aspectos históricos e urbanísticos de Goiânia. 4 Aspectos da Cultura Goiana. 4.1 A culinária regional. 4.2 As festas religiosas. 4.3 O folclore goiano. 4.4 O patrimônio histórico-cultural e o turismo. 5 A população goiana. 5.1 Povoamento. 5.2 Movimentos migratórios. 5.3 Densidade e distribuição demográfica. 5.4 População economicamente ativa. 6 Os aspectos físicos do território goiano. 6.1 Hidrografia. 6.2 Clima. 6.3 Relevo. 6.4 Vegetação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1 Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade.
2 Comunicação: conceitos, paradigmas, principais teorias.
3 Indústria cultural e a teoria crítica.
4 Novas tendências da pesquisa sobre os mass media.
5 Novas tecnologias e a globalização da informação.
6 Massificação x segmentação dos públicos.
7 Interatividade na comunicação.
8 História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
9 Legislação em comunicação social: Lei no 13.188/2015 (direito de resposta).
10 Regulamentação x desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
11 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
12 Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade.
13 Campanha publicitária e mala direta.
14 Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens.
15 Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida.
16 Critérios de seleção, redação e edição.
17 Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais.
18 Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens.
19 Diagramação e retrancagem: composição, impressão.
20 Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
21 Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet.
22 Assessoria de imprensa.
23 O papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.
24 Veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais.
25 Produção de informação on-line, técnicas de Intranet.
26 Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais.
27 Produção de clippings e clipping eletrônico.
28 Perfil da propaganda institucional e educativa.
29 Comunicação institucional: conceitos de estratégia institucional e relações da organização com os cenários ambientes.
30 Gestão de comunicação nas crises.
31 Técnicas de relações públicas: planejamento, produção de eventos e montagem de cadastros.
32 Sistemas de transmissão digital.
33 Papel social da comunicação.
34 Código de Ética do Jornalista.
35 Regulamentação da profissão de jornalista.
36 Constituição da República (Título III, Capítulo I, Art. 5o e Título VII, Capítulo V, artigos 220 a 224). 37 Código de Ética da Radiodifusão.


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